O NAZISMO E O CINEMA ALEMÃO
DISCIPLINA: História
PROFESSOR: George Augusto da Silva SÉRIE: 3ª Série
NOME: Steffany de Souza Duarte TURMA: B
O NAZISMO E O CINEMA ALEMÃO
Formosa(GO), 01 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Aproveitando os sentimentos de humilhação, impotência e insegurança do pós-guerra que o povo alemão estava enfrentando, o nazismo procurou conquistar a confiança do povo, utilizando um projeto de domínio do mundo pela raça ariana. Hitler aplicou a propaganda como um meio de manipular a população a favor do nazismo. Explorou principalmente o cinema com filmes que exaltavam a raça ariana e inferiorizavam etnias que eram consideradas inimigas.
“Comparada a las otras artes, el cine, por su facultad de acción directa sobre el sentido poético y la afectividad – o sea, sobre todo lo que no es intelectual – tiene, em el campo de la psicologia de masas y en el de la propaganda, um efecto penetrante y duradero”
Fritz Hipler
Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha iniciou um período de crise, seguido de angústia, medo e revolta. Dentro dessa crise, o nazismo iniciou uma luta política com uma arma poderosa: a propaganda.
A palavra nazismo vem de Nazi, que é a abreviação de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Seu líder, Adolf Hitler, adotou como símbolo a “suástica”, uma cruz encontrada em diversas tribos.
Hitler, inconformado com as condições precárias em que os alemães estavam vivendo por consequência da derrota na guerra, tentou um golpe de Estado na Alemanha. Sem sucesso, foi preso, condenado a cinco anos de prisão. Na prisão, escreveu um livro que se tornara a cartilha e sistematizara a doutrina nazista. Nesse livro, Hitler defendia a hegemonia da raça ariana e sua superioridade; outras etnias, como judeus e negros, deveriam ser executadas. Defendia o extermínio de testemunhas de Jeová e homossexuais e comunistas. Para executar suas