Nazismo/Fascismo
Aluno:
Tópicos:
- Como e quando começou?
- Qual o objetivo, o que combatiam?
- Pontos positivos e negativos de cada um.
- Quem liderava esses momentos políticos?
- Fatos históricos relacionados com os dois.
- Holocausto, o que foi?
Nazismo:
O Nazismo baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, que orienta o programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). Ao final da 1ª Guerra Mundial, além de perder territórios para França, Polônia, Dinamarca e Bélgica, os alemães são obrigados pelo Tratado de Versalhes a pagar pesadas indenizações aos países vencedores. Essa penalidade faz crescer a dívida externa e compromete os investimentos internos, gerando falências, inflação e desemprego em massa. As tentativas frustradas de revolução socialista (1919, 1921 e 1923) e as sucessivas quedas de gabinetes de orientação social-democrata criam condições favoráveis ao surgimento e à expansão do nazismo no país. Com o Comunismo e com a crise econômica mundial de 1929 permitiram a ascensão ao poder do líder do partido Nazista, Adolf Hitler.
Principais características e ideias do Nazismo:
- Nacionalismo: valorização exacerbada da cultura, símbolos (bandeiras, hinos, heróis nacionais) e valores da nação.
- Totalitarismo: concentração de poderes nas mãos do líder da nação. Falta total de democracia e liberdade. No sistema totalitário as pessoas devem seguir tudo que é determinado pelo governo. Os opositores são presos e, em muitos casos, executados.
- Militarismo: investimentos pesados no desenvolvimento e produção de armas. Além de proteção, os nazifascistas defendiam o uso deste poderio militar para fins de expansão territorial.
- Anticomunismo: os comunistas foram culpados pelos nazifascistas como sendo os grandes responsáveis pelos problemas sociais e econômicos existentes. Muitos comunistas foram perseguidos, presos e executados pelos nazifascistas da Alemanha e Itália.
- Anti-liberalismo: ao invés da liberdade