O nascimento dos pais
CURSO DE PSICOLOGIA
O nascimento dos pais,
Uma vida que modifica outras
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Psicologia do Desenvolvimento II, ministrada pela professora Kátia no curso de graduação em Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.
Por
CAROLINA MACHADO
BRUNO MACHADO RAISSA BARBOSA
Macaé 2014
O nascimento dos pais, uma vida que modifica outras.
Uma das grandes questões transformadoras e marcantes quanto à transição para a vida adulta é o nascimento de um filho. Esse momento impacta todas as áreas, incluindo a própria subjetividade do sujeito. A maternidade/paternidade modifica comportamentos atuais e futuros, e também leva a reflexão sobre questões do passado como a própria relação com os pais. Além de ter forte influência sobre a configuração do casal e da nova dinâmica familiar estabelecida.
Assim, é de suma importância a atenção para essa fase da vida. Nesse estudo é interessante perceber como as questões são vividas de forma individual por cada sujeito, visto que exercem papéis e são afetados de forma diferente. Mas também deve-se estar atento na forma como essas alterações do indivíduo irão influenciar na dinâmica do casal e, com isso, como será a formatação dessa família.
Esse trabalho pretende destacar alguns pontos mais importantes sobre essas modificações, relatando-os conforme a transformação se dá para cada um e para o casal.
Para a Mulher
Quando se aborda o tema nascimento de um filho a associação primeira se remete à maternidade, visto que é onde se inicia a geração do bebê. Além disso, existe toda uma questão sociocultural em relação a essa imagem. Com o surgimento, no final do séc.XVIII, da ideia do amor romântico, da criação de um lar afetuoso e o