O nascimento da Venus
Material: Têmpera
Dimensões: 1,72 m x 2,78 m
Localização: Galleria Uffizi – Florença – Itália
Ano: 1483
1. Ponto de Vista Factual
O conteúdo factual desta obra compõe a figura principal de uma mulher de corpo esbelto, pela clara e com longos cabelos ruivos, nua dentro de uma concha, como uma pérola, surgindo do mar límpido. Ao fundo, árvores e um céu claro, com algumas nuvens. A mulher é recebida por dois anjos seminus; um homem coberto por vestes azuis e uma mulher com vestes marrons, que voam sobre ela em meio a uma chuva de rosas. Às margens do rio está outra figura representada por uma mulher de vestes floridas de tons claros, segurando em suas mãos um manto vermelho com flores.
2. Ponto de Vista Expressional
A obra passa um sentimento de purificação, com sua figura principal surgindo despida de dentro do mar. Figuras angelicais cercam a Vênus, passando um conforto. As cores utilizadas no quadro, os traços finos e delicados também descrevem essa mensagem subliminar de tranquilidade.
3. Ponto de Vista Técnico
Apesar de Boticcelli ter realizado várias pinturas a óleo sobre telas e murais, na obra em estudo a técnica utilizada foi a têmpera à base de ovo, que foi uma técnica largamente utilizada na Itália nesta época, um tipo de pintura feita pela mistura de pigmentos naturais com gemas de ovos. Como ela seca quase instantaneamente, não pode ser misturada em formas de cores graduais que definem o volume e delineiam as formas, por isso ele usou contornos escuros e contrastes de cores dramáticas para distinguir as formas.
A Obra data de 1483 e mede 172,4x278,5 cm. Hoje está exposta para visitação na Galeria Uffizi em Florença, Itália.
4. Ponto de Vista Convencional
O Renascimento Cultural foi um importante movimento cultural nascido na