O nascimento de vénus
Módulo de Pintura
Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias
Biografia do pintor Sandro Botticelli
Obra escolhida “Nascimento de Vénus”
Fig.1 Auto-retrato de Botticelli nos 500 anos da sua morte
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, ou Sandro Botticelli nasceu em Florença em março de 1445 e faleceu no dia 17 de maio de 1510.
Em 1470 este pintor já possuía o seu próprio atelier, onde conheceu os Médicis, mecenas florentinos.
Botticelli como era tão dedicado à arte jamais se casou ou teve filhos.
Amparado pelos Médicis, para os quais efectuou valiosíssimos registos da pintura de carácter mitológico. Trabalhou também para o Vaticano, produziu frescos para a Capela Sistina.
Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural.
Sandro Botticelli conquistou, de forma brilhante, diversos aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Também fez retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época.
As suas obras são notáveis por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas.
As principais obras deste pintor notável são: O Nascimento de Vênus; A Primavera; A Adoração dos Magos; O Castigo dos Rebeldes; O Retrato de Dante Alighieri; A Coroação da Virgem; O Inferno de Dante; A Tentação de Cristo; A Anunciação.
Fig.2 Auto-Retrato de Sandro Botticelli
Fig.3 “O Nascimento de Vênus”
Eu decidi retratar a obra “O Nascimento de Vênus” numa tela a óleo, pois é uma das suas obras mais conhecidas até os dias de hoje, produzida em 1485.
A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália. Consiste de têmpera sobre tela e mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura. Nesta mesma obra notamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.
A pintura representa a deusa Vênus a