nascimento de venus
O Nascimento de Vénus é uma pintura de Sandro Botticelli.
Sandro Botticelli, cujo verdadeiro nome era Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, nasceu a 1 de Março de 1445 em Florença e morreu no dia 17 de Maio de 1510 com 65 anos.
Botticelli foi um célebre pintor italiano e um dos mais importantes artistas do Renascimento.
Desde jovem que se dedicou à pintura mostrando grande talento para as artes.
Em 1470, aos 25 anos, abriu o seu primeiro ateliê.
As suas obras abrangiam temas religiosos e mitológicos.
Botticelli valorizou de forma brilhante vários aspetos culturais e artísticos das civilizações da Antiguidade – grega e romana.
As suas pinturas ficaram marcadas pelo seu forte realismo, pela posse de movimentos suaves e cores vivas.
Quem muito admirava o seu trabalho era a família Médicis, para a qual executou preciosas obras de caráter mitológico entre elas o Nascimento de Vénus, uma das suas obras mais conhecidas.
Esta obra foi encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médicis. Botticelli fez esta obra em 1485.A obra foi feita de têmpera sobre tela e mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura. A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.
O corpo deste grande artista está sepultado na Abbazia di Ognissanti em Florença.
Parte I – Descrição
Na imagem estão representadas quatro personagens, três mulheres e um homem.
Ao olhar para a obra tenho a tendência a focar-me na personagem central. É uma mulher esbelta, jovem e está completa nua. Essa mulher está sobreposta numa concha.
À direita vejo outra personagem feminina. Parece-me mais velha devido à sua expressão facial. Têm sobre o corpo um vestido longo e simples e segura com as mãos um manto vermelho. Posso observar também que esta personagem dá