ingles
Em 1916, uma insurreição na cidade de Dublin dá início do processo de independência da Irlanda. No dia 24 de abril, poetas, pequenos burgueses e sindicalistas ligados à Irmandade Republicana Irlandesa (IRB, na sigla em inglês) ocupam os principais prédios da capital e proclamam a República da Irlanda. A Páscoa Sangrenta de Dublin se estende por uma semana e mobiliza 20 mil soldados britânicos para enfrentar 1.558 rebeldes.
Depois da derrota do levante de 1916, vem a repressão. Os chefes rebeldes são executados, e os nacionalistas, mandados para a prisão. Michael Collins vai para Frongoch, campo de prisioneiros nos confins do País de Gales, e aproveita o retiro forçado para recrutar aqueles que se tornariam seus companheiros de armas. Em Frongoch, ganha o apelido de Big Fellow (grande camarada, em inglês), revelador de seu caráter impetuoso e autoritário.
BANDEIRA DA IRLANDA
A bandeira irlandesa foi adotada em 1919 pela República da Irlanda durante a guerra de independência e, posteriormente, pelo Estado Livre da Irlanda (de 1922 a 1937).
Também conhecida como a "tricolor irlandês", a bandeira nacional da República da Irlanda possui formato retangular (proporção 1:2). É composta por três faixas verticais
Verde: simboliza a tradição gaélica da Irlanda e também o republicanismo.
- Branco: representa a aspiração pela paz.
-Laranja: representa os seguidores de William III, de Orange (rei da Inglaterra e Irlanda no final do século XVII).
GOVERNO DA IRLANDA
O Governo da Irlanda (em irlandês: Rialtas na héireann) é o gabinete que exerce autoridade executiva, na Irlanda.
O Governo é chefiado por um primeiro-ministro chamado Taoiseach, e um vice-primeiro-ministro chamado Tánaiste. O Taoiseach é nomeado pelo Presidente depois de ter sido designado pelo Dáil Éireann (Câmara Baixa do Parlamento). O então Presidente nomeia os restantes membros do Governo - cada funcionário é tratado como um "Ministro do Governo", depois de terem