Educador Físico
Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual do individuo.
Segundo o epistemólogo e pensador suíço Jean Piaget, a atividade intelectual está ligada ao funcionamento do próprio organismo, ao desenvolvimento biológico de cada pessoa. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio que o individuo interagi.
A área cognitiva está relacionada ao potencial que o indivíduo tem para a aprendizagem, e é um produto da interação de fatores genéticos e ambientais, segundo Papalia e Sally (1981), que relatam que a inteligência é uma interação ativa da capacidade herdada e a experiência ambiental, resultando em um indivíduo capaz de adquirir lembrar e usar conhecimento, de entender conceitos concretos e abstratos, de entender relacionamentos entre objetos, eventos e idéias e aplicar este conhecimento.
Piaget, em suas obras coloca que o movimento é agente básico na formação de estruturas cognitivas crescentes, basicamente na primeira infância e nos anos pré-escola (Santiago, 2005).
Componentes do desenvolvimento cognitivo:
Conteúdo: que represente algo observável;
Função: refere-se à assimilação e a acomodação, que são características da atividade mental;
Estrutura: explica porque ocorrem certos comportamentos, são propriedade de organizações, são os esquemas.
O autor faz uma relação do desenvolvimento cognitivo caracterizando-os em estágios, porém esclarece que as mudanças de estágios ocorrem de forma contínua e não abrupta de um estágio para o outro.
Fases do desenvolvimento segundo Santiago (2005):
Estágio de inteligência (de 0 a 2 anos), onde o comportamento é basicamente motor;
Estágio do pensamento pré-operatório (2 a 7