o nascimento da filosofia
1°) A tese do milagre grego consiste na passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo.
Que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do “milagre” realizado por um povo privilegiado, mas sim por acumulação do processo gestado ao longo dos tempos.
2°) A ágora (praça pública) é o espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum. Expressar-se por meio do debate fez nascer à política, que permitiu ao individuo tecer seu destino na praça pública.
3°) Na Grécia Antiga o debate na ágora faz nascer a política que permite ao cidadão sobre o destino da pólis. Na democracia hoje, todos os cidadãos e a cidadãs escolhem em votação secreta os seus representantes em todas as esferas do executivo e do legislativo. Mas não temos certeza se o direito de votar e ser votado garante ao povo o exercício pleno da cidadania
4°) os pré-socráticos ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensamento mítico. Centravam sua atenção na natureza e elaboravam concepções de cosmologia procurando o princípio constitutivo do Universo. As respostas são várias: para Tales é a água; Anaxímenes, o ar; Demócrito, o átomo; Empédocles, os quatro elementos; terra, ar, água e fogo; Pitágoras, o número.
5° a ) No período micênico surgiu Homero nesse tempo os mitos gregos surgiram quando ainda não havia a escrita e eram poetas ambulantes que os recitavam em praças publicas, mas nem sempre era possível identificar a autoria desses poemas pois, por serem produções coletivas e anônimas. Nesses poemas se descreviam as histórias gregas e transmitiam os valores culturais mediante o relato das realizações dos deuses e dos antepassados; por expressar uma concepção de vida desde cedo as crianças decoravam passagens desses poemas.
Já no período arcaico surgiu Hesíodo outro poeta que produziu uma obra com particularidade que tendem a superar a poesia impessoal e