Fundamentos do Serviço Social
1) Discorra sobre a frase: O sistema capitalista justifica a “sociedade de consumo” que implica, de um certo modo, na satisfação de necessidades do homem médio e não de uma sociedade. 15 LINHAS
R: Ao inserir-se no processo de produção capitalista, o operário vende a sua força de trabalho e ao vende-la, cede ao capitalismo o direito de empregar essa força a um valor diário, semanal ou mensal. Entretanto, apenas uma parte dessa força é paga, a outra representa a “mais valia” de lucro, que retorna para engrossar o capital. No sistema capitalista o trabalho assalariado não pago é tido como pago, o que o difere das demais formas históricas de trabalho (artesanal, camponês entre outros) se opondo ao trabalho escravo, uma vez que até a parte remunerada é considerada não paga devido a relação estabelecida pelo empregador.
Por outro lado essa forma de trabalho trouxe o reconhecimento de que o operário tem necessidades fundamentais que exigem um salário que lhe permita satisfazer essas necessidades. Uma parte das necessidades está relacionada à reprodução da força de trabalho, a outra são as necessidades sociais.
O serviço social deve, portanto, se equipar para contribuir, para que todos os indivíduos tenham as suas necessidades satisfeitas, ajudando a sociedade a corrigir as deficiências de sua estrutura ou a mudá-la completamente.
2) O que se entende por ideologia liberal burguesa? Discorra. 15 LINHAS
R: A chamada Revolução Industrial vai de 1760 a 1800, período em que a Inglaterra consolida seu domínio sobre os mares e com isso dispõe de um mercado praticamente ilimitado. O comércio britânico aumenta consideravelmente o capital privado e conta com forte mão-de-obra. Além disso, a aristocracia inglesa mistura-se rapidamente graças ao avanço tecnológico. A prosperidade abala a estrutura das doutrinas vigentes. Enquanto a França afirma que a agricultura é a única e verdadeira riqueza, na Inglaterra a indústria torna-se o modo