Relatório Obtenção de Hidrogenio
Química Industrial
Química Inorgânica: Teoria e Prática I
OBTENÇÃO DE HIDRÔGENIO
Sorocaba, SP
2014
1- INTRODUÇÃO
O hidrogênio é um elemento abundante no universo e na crosta terrestre é o terceiro elemento mais abundante (depois do oxigênio e do silício) em porcentagem de átomos e o nono em porcentagem de massa. Na Terra, o hidrogênio pode ser encontrado combinado, em grande parte com o oxigênio, constituindo a água. Este elemento também pode ser encontrado em minerais, oceanos e seres vivos.
A molécula de hidrogênio é leve e ao ser liberada, sobe rapidamente aos níveis mais altos da atmosfera e gradualmente se perde pelo espaço. Possui propriedades químicas muito variadas, apesar de seu único elétron e, sob certas circunstâncias, pode se ligar a mais do que um átomo simultaneamente. Além disso, varia em caráter desde uma base forte de Lewis (como o íon hidreto, H-) a um ácido forte de Lewis (como no cátion hidrogênio, H+, o O hidrogênio atômico possui somente um próton no seu núcleo e um único elétron; no entanto o hidrogênio ordinário é formado de moléculas diatômicas não polares que possuem dois átomos unidos por uma ligação covalente).
O hidrogênio atômico não se encontra livre na natureza, mas combinado em grande número de compostos. Ele é um elemento de grande instabilidade e, consequentemente, muito reativo, que tende a ajustar seu estado eletrônico de diversas formas. Quando perde um elétron, constitui um cátion H+, que é na realidade um próton. (Em outros casos se produz por meio do ganho de um elétron para formar o ânion hídrico H-, presente apenas em combinações com metais alcalinos e acalinos-terrosospróton).
Nos laboratórios, o hidrogênio é obtido por ação dos metais sobre a água, soluções diluídas de ácidos e soluções de álcalis. Empregam-se somente os metais que na série eletroquímica estejam colocados acima do hidrogênio. A série eletroquímica dos metais,