O Narcisismo nas mídias digitais
Faculdade de Comunicação e Artes – Relações públicas
MÍDIAS DIGITAIS:
O narcisismo nas redes sociais
Belo Horizonte
2014
MÍDIAS DIGITAIS:
O narcisismo nas redes sociais
Trabalho apresentado à disciplina Introdução aos estudos da comunicação, da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientador: Francisco Braga
Belo Horizonte
2014
INTRODUÇÃO
A cada dia que se passa aumenta-se a exposição das pessoas nas redes sociais. Tornou-se comum ver a vida diga alguém exposta na rede, onde a pessoa posta seus passos desde a hora em que acorda até a hora em que vai dormir. Mas até que ponto pode-se expor a intimidade e que consequências essa exposição excessiva pode acarretar?
Este trabalho tem como objetivo responder a esta pergunta e mostrar que muitas vezes as consequências da exposição podem durar uma vida inteira.
O NARCISISMO NAS REDES SOCIAIS
O mito do narciso
Narciso era filho do deus-rio Cephisus com a ninfa Liriope e era um jovem muito belo. Porém, à despeito da cobiça que despertava nas ninfas e donzelas, Narciso preferia viver só, pois considerava que ninguém era digno do seu amor. Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Ele cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas.
Havia uma ninfa, cujo nome era Eco, amante dos bosques e dos montes, que tinha um grande defeito: falava demais e tinha o costume de dar sempre a última palavra em qualquer conversa da qual participava.
Um dia Hera, desconfiada que seu marido estava divertindo-se com as ninfas, saiu em sua procura, porém Eco usou sua conversa para distrair Hera enquanto suas amigas ninfas escondiam-se. Percebendo o que Eco fazia, condenou-a a não poder falar uma só palavra por iniciativa, a não ser responder quando