The Bling Ring- A gangue de Hollywood”
Lançado em 2013 “The Bling Ring- A gangue de Hollywood” é um filme baseado em fatos reais.
Originado do artigo “Os suspeitos usavam Louboutin” de Nancy Jo Sales para a Vanity Fair,2009, Sofia Coppola, diretora, viu um roteiro pronto para a adaptação cinematográfica.
A autora do livro revela que se interessou pelo assunto porque percebeu todas as tramas possíveis da nova geração de adolescentes americanos, tais como: narcisismo, egoísmo, solidão, glamour, fecebook e mídias digitais. Após o sucesso do livro o filme foi inevitável.
A historia narra os assaltos a mansões Hollywoodianas por adolescentes que se divertem e vivem em uma realidade ilusória. As vítimas não eram menos que Paris Hilton, Lindsay Lohan, Orlando Bloom e outras celebridades. Ao final de longos meses de crimes, o grupo de amigos é preso e a historia vira um grande e reflexivo pensamento: O que será do futuro?
Bling Ring não daria certo se não fosse tramado no século XXI, na era digital. A mídia social está atrelada as veias dessa nova geração que sente uma necessidade de viver a vida numa plataforma virtual.
Andreew Keen escreve em “Vertigem Digital - Por que as redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e desorientando.” o fascínio da nova geração pelas mídias digitais e se propõem a entendê-lo. Além disso, ele vai à busca pela resposta se esse futuro digital é social ou não.
Andrew diz que estamos enfraquecendo nosso lado humano, banalizando nosso eu interior, transformando nossos sentimentos e emoções em mercadorias. Quanto mais nos expomos publicamente, mais narcisistas nos tornamos. A visibilidade é uma armadilha. E em nossa era de hipervisibilidade, ela é uma ‘’hiperarmadilha’’
Portanto, a mídia social, seja para aproximar pessoas ou para criar um novo imaginário, desencadeia novas atitudes no bem estar social, tal como Bling Ring.