O mundo
METAFÍSICA: A busca da realidade essencial
Investigar o mundo em que vivemos é uma experiência humana básica e muito importante para a nossa adaptação à vida . Com o passar do tempo depois de aprender algo que era muito complicado para a subsistência , as pessoas tendem a esquecer os momentos de encantamento e da descoberta de algo novo.A filosofia (junto com a ciência) mantém essa idéia acesa, indagando de maneira metódica e racional, o que o mundo traz pra nós que nos envolve.As investigações mais radicais sobre o mundo e a realidade pertece à metafísica.
A metafísica busca a realidade a realidade fundamental das coisas,ou seja, a "essência". Por isso desde antigamente , com Aristóteles , esse tipo de investigação foi definido como a "ciência do ser enquanto ser", ou seja, trata de uma investigação precisa de o "ser".
O que é o ser
SER é definido como um termo genérico usado para referir a qualquer coisa que é , ou qualquer coisa que existe. Como exemplo, um homem,uma mulher ,um pássaro e uma pedra. O termo mais adequado e específico seria ente.
Normalmente por que esses entes se apresentam de maneira caracteristicamente própria e distinta , isso é, cada um é cada um,e um nao se confunde com o outro. Se supomos que essas coisas são de caracteristica própria e distinta , estamos dizendo que eles tem algo inerente,intríseco,essencial. Que as constitui e as diferencia. Portanto SER também pode ser definido como aquilo que é próprio e que nao depende de outros seres ou circustâncias para ser.
O SER ficou conhecido na filosofia como "coisa em si", expressão adotada pelo Filósofo Immanuel Kant. Assim a primerira acepção de "ser" com a segunda , podemos entender que o estudo do "ser enquanto ser" é o estudo daquilo que existe em em seus termos mais essenciais e absolutos. Por isso dizemos que a metafísica é a busca da realidade fundamental de qualquer coisa e de tudo. É a tentativa de saber como as coisas são na verdade ,livres de aparências.
A