O mundo segundo a monsanto
Porém essa super produção requer cuidados sobre a maneira que é implantada no cenário mundial.
O documentário “O mundo segundo a Monsanto” nos retrata a enorme disparada entre oque nos diz uma grande multinacional e o que realmente está por traz de uma propaganda fantasiosa.
Talvez pelo fato de sermos dependentes de um modelo agrícola mais eficiente em tempo e dinheiro,não nos voltamos a análise critica de um produto ou técnica de manejo. A Monsanto em varias ocasiões foi condenada por “omitir” informações referentes a seus produtos. Informaçoes estas que esconderam de muitos o grau de toxicidade e a possibilidade de algum produto,causar doenças aos seres humanos.
Por comodidade ou mesmo por medo de mudanças tomamos por habito em muitas situações absorver o que nos passa o rotulo ou a embalagem de um produto,como verdade absoluta deixando de contestar ou questionar sobre algum dado ali apresentado. A pressão que a Monsanto exerce sobre cientistas ou pessoas em geral que desenvolvem estudos sobre suas descobertas e praticas é tão grande que não há força suficiente para enfrenta-los.
A Monsanto controla praticamente quase toda produção de transgênicos nos países onde atua.
Diante da proposta de ajudar as agricultores diminuir os impactos ambientais e produzir alimentos saudáveis, não é difícil de entender porque a Monsanto exerce tanto poder na área rural mundial.
Grandes produtores talvez estão satisfeitos com os resultados obtidos com os produtos Monsanto no entanto em países onde as monoculturas são de culturas convencionais e perdem espaço para o cenário do progresso genético