O mundo segundo a Monsanto
O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO
O documentário "O Mundo segundo a Monsanto", traça a história da principal fabricante de organismos geneticamente modificados, cujos grãos de soja, milho e algodão se proliferam pelo mundo, apesar dos alertas de ambientalistas. A direção do documentário é da renomada jornalista investigativa Marie-Monique Robin. Neste documentário, ela traz depoimentos inéditos de cientistas, políticos e advogados.
A Monsanto produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes. Tal feito coloca a multinacional norte-americana no centro do debate sobre os benefícios e os riscos do uso de grãos geneticamente modificados. Para os defensores da manipulação dos genes, a Monsanto representa o futuro promissor da “revolução verde”.
O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.
As sementes transgênicas da Monsanto são resistentes somente aos pesticidas fabricados por ela própria. O maior exemplo é a soja transgênica, resistente ao "Roundup". Com o plantio de sementes patenteadas pela Monsanto, o pólen destas "contamina" outras variedades existentes na região, que passam a produzir sementes com as características das da Monsanto. A Monsanto está rapidamente se tornando proprietária de uma variedade enorme de sementes, seus laboratórios estão criando sementes patenteadas de TUDO, cereais, frutas, hortaliças, etc.
O documentário relata em entrevistas divulgadas pela produção do filme que tentou em vão obter respostas da Monsanto para todas essas interrogações, mas que a companhia decidiu "não avaliar" seu documentário.