O mundo na era da globalizaçao - giddens
2011/2012
“O Mundo na Era da Globalização”
Anthony Giddens
Introdução
Ao longo do tempo as esperanças e as angústias da humanidade permaneceram mais ou menos inalteradas. No entanto existem razões objectivas para considerar que do final do séc. XX para cá estamos a viver um importante período histórico de transição, com a grande diferença que essas mudanças são agora de caracter global.
Segundo o pensamento Iluminista, cuja influência é determinante no pensamento de Karl Marx, e que marca toda a forma de pensar do séc. XX, “quanto mais capazes formos de usar a razão para entendermos o mundo e para nos entendermos a nós próprios, mais capazes seremos de moldar a História à nossa medida”.
Através desta visão, com o desenvolvimento sucessivo da ciência e da tecnologia, a humanidade seria capaz de tornar o mundo mais ordenado e estável. No entanto, o mundo que agora vivemos não se parece com aquele que foi previsto, nem o vemos como tal, parecendo totalmente descontrolado, ao invés de dominado por nós, tendo vindo a aumentar este descontrolo devido às mudanças do clima e os riscos e incertezas desse mesmo desenvolvimento com a agravante desses problemas serem agora “globais”, atingindo-nos a todos.
Esta situação promove uma certa tolerância cosmopolita, que convive bem com esta complexidade cultural, mas também provoca grandes ruturas nos sistemas tradicionais, conduzindo ao surgimento de novos fundamentalismos tradicionalistas e com estes o perigo da violência. A resposta possível será a da expansão e reforço dos sistemas democráticos através deste fenómeno da "globalização".
Biografia Anthony Giddens
Anthony Giddens (18 de janeiro de 1938, Londres) é um sociólogo britânico. Considerado por muitos como o mais importante filósofo social inglês contemporâneo, tendo mais de vinte livros publicados ao longo de duas décadas.
O seu interesse centra-se em reformular a teoria social e reexaminar a compreensão do desenvolvimento e da modernidade.