Plano de negocio
O MASP é um método prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria num ambiente organizacional. É uma metodologia prática, um conjunto de ferramentas administrativas que propicia a utilização de forma ordenada e lógica de procedimentos, baseados em fatos e dados, que têm como objetivos: identificar problemas, localizar as causas fundamentais dos problemas encontrados, desenvolver e programar ações corretivas, e ainda consolidar as melhorias obtida.
A metodologia do MASP nos mostra que a solução de um problema é melhorar o resultado deficiente para um nível razoável. As causas do problema são investigadas sob o ponto de vista dos fatos, e a relação causa e efeito é analisado com detalhe. Decisões sem fundamento, baseadas em imaginação ou cogitações teóricas, são estritamente evitadas, visto que tentativas de resolver problemas por tais decisões conduzem a direções erradas, incorrendo em falha ou atraso na melhoria. Para evitar-se a repetição dos fatores causais, são planejadas e implantadas contramedidas para o problema. Este procedimento é uma espécie de história ou enredo das atividades do controle da qualidade é a dominação do QC Story.
O MASP, como é conhecido no Brasil, foi desenvolvido a partir do método QC-Story que, foi um desdobramento e detalhamento do ciclo PDCA levado ao Japão a partir de 1950 por Deming e, posteriormente, Juran.
As origens do QC-Story são, basicamente duas: o PDCA como conceito e a metodologia científica como filosofia.
Fote de consulta: http://pt.wikipedia.org Livro: Manuel Meireles
Volume 4: Vencendo problemas e desafios administrativos
Editora: Arte & Ciência, 2001 ( Série: Excelência empresarial,