Giddens
Título: “O Mundo na Era da Globalização”, Tradição
Editor: Editorial Presença
Local e Data: Lisboa, 2000
Biografia do autor:
Anthony Giddens, nasceu em Londres em 1932. Estudou Sociologia e psicologia na Universidade de Hull. Foi professor na Universidade de Cambridge desde 1986 e 1996 e desde 1997 que é director da Schooll of economics. As suas ideias foram utilizadas por importantes líderes políticos, como por exemplo, Tony Blair e Bill Clinton, sendo chamadas no âmbito político pela “ Teoria da terceira via”, esta teoria tinha como objetivo renovar a Social Democracia. Este sociológo britânico, é reconhecido tambem, pela sua teoría da “Estructuração”, pelo seu ponto de vista holístico das sociedades modernas. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Príncipe das Astúrias, para as ciências Sociais.
Obras escritas:
Para além de sociologista e psicologo, escreveu tambem alguns livros, tais como:
-Capitalism and Modern Social Theory (1971)
-New Rules of Sociological Method (1976)
-Sociology (1982)
-The Consequences of Modernity (1990)
-Modernity and Self-Identity (1991)
-The Third Way (1998)
Palavras-chave:
Tradição; Globalização.
Resumo:
Neste excerto, do livro, “O mundo na Era da Globalização”, o tema principal vai ser a Tradição, e como as tradições tem sido afectadas pela globalização.
A palavra tradição tem origem na palavra latina “Tradere”, que significa transmitir, que é o que ao fim e ao cabo é a tradição, um ato contínuo validado por uma transmissão cultural.
Para Giddens, as principais características da tradição devem ser o ritual e a repetição, e não a sua idade, dando como exemplo a mensagem de Natal proferida pelo monarca do Reino Unido todos os anos.
Giddens refere que as tradições que hoje conhecemos sao recentes, têm apenas três séculos, exemplifica esta afirmação com o caso dos Kilts escoceses, explicando que na sua origem estes nem sequer sao escoceses mas sim irlandeses, tendo entrado na Escósia