A globalização dos mercados
Qual sua opinião referente ao processo de globalização mundial?
Você é a favor? Contra? Faça sua análise, opine e critique se achar conveniente, mas não se omita.
A globalização trouxe consigo grandes avanços, não só em termos tecnológicos como também em termos científicos. Observamos o desenvolvimento aparente da informática, robótica, mesclas entre empresas com capitais de origens diversas (as multinacionais) que trazem a mistura cultural e geram as novas “necessidades” nos mercados.
Mas a globalização não traz somente ganhos. Quando falamos em globalização fazemos referência a uma totalização, a uma comparação e é esse mecanismo comparativo que evidencia as diferenças. As diferenças entre os países pobres e os ricos, entre os países mais desenvolvidos e menos desenvolvidos, provocando também a dependência entre eles.
Contradições não faltam ao processo de globalização. Se os países menos desenvolvidos buscam apoio naqueles mais desenvolvidos, estes por sua vez veem a abertura promovida pelo processo para explorar economicamente.
Os países com possibilidades financeiras instalam suas fábricas, suas empresas nos países pobres para lucrar. E novamente caímos aqui no desemprego, juntamente com a desestatização das empresas e dissolução do patrimônio.
Precisamos de um governo mais justo, transparente, que não se deixe atrair pelo doce sabor do dinheiro, do lucro, em detrimento das questões sociais. A pobreza, a fome, a exclusão social, são resultados muitas vezes do processo de globalização, que visa apenas o enriquecimento próprio. O movimento criado pela globalização deve ser questionado. A consciência deve ser implantada para que possamos cobrar daqueles que nos representam soluções,