Equilibrio do mercado e a globalização
Nome: Bárbara Toledo do Couto
Equilíbrio de mercado e a Globalização
Equilíbrio de Mercado: É uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se, por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio. O termo "equilíbrio" é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar o descer o preço desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes.
Globalização: É um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. É um fenómeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
As principais características da Globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na electrónica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal", entre outros.
Relação entre a Globalização e o Equilíbrio de Mercado
A relação que existe entre a Globalização e o Equilíbrio é a globalização gira a partir do capitalismo e o equilíbrio este diretamente ligado ao consumo. Dessa forma podemos explicar de uma maneira simples.·.
Você acorda e vai direto assistir, sua televisão é Toshiba, por exemplo. Pega seu carro da Volkswagen e vai alugar um filme, Piratas do Caribe, produzido pela Walt Disney.
À noite você sai com os amigos para lanchar