Globalização
1- INTRODUÇÃO
1. Conceituando a globalização
A globalização é o resultado da multiplicação e da intensificação das relações que se estabelecem entre os agentes econômicos situados nos mais diferentes pontos do espaço mundial. O processo de globalização é a competição e tudo que ela suscita para sua realização integral é a competição irrestrita.
Com o processo de globalização, os investidores, estejam onde estiverem, ficam assegurados de que estão sendo tomadas providências para acabar com os obstáculos que impedem a realização de suas atividades e vem sendo estimulada pelo incremento tecnológico, telecomunicação por satélite e novas tecnologias de processamento de informações processo de globalização de instituições políticas capazes de resgatar as forças econômicas, metas e propósitos politicamente estabelecidos.
Os defensores da globalização colocam a liberdade no centro da questão, relacionando-a no plano ideológico com o pensamento liberal, graças ao fantástico desenvolvimento das forças produtivas propiciado pela globalização, os bens e serviços disponíveis no mercado mundial são cada vez mais variados e numerosos. Havendo liberdade de comércio, que constituem a contraparte demandante dessa oferta global.
2. O período de ouro do capitalismo mundial (1945-1973)
O pós-guerra se caracterizou por duas fases distintas do sistema capitalista de produção, sendo que a primeira onde o capitalismo apresentou as suas maiores taxas de crescimento de sua história. A segunda fase é a atual, conhecida como a era da globalização, que se iniciou nos anos 70.
Neste período, o Estado assumiu um papel central como interventor fomentador e regulamentador do sistema econômico, controle de preços e elaboração de políticas de comércio exterior, controles exercidos pelos bancos centrais sobre o sistema bancário e as instituições financeiras;
Neste novo momento do capitalismo, os capitalistas passaram a aceitar tanto o