Fichamento Sociologia
Neste livro, o autor explica os efeitos das mudanças globais em nossas vidas e nos mostra algumas soluções para que o mundo possa se tornar globalmente interligado, sem que os países percam as características que os definem e os tornam singular.
1- Globalização
1.1- “Para bem ou para mal, estamos sendo impelidos rumo a uma ordem global, que ninguém compreende plenamente, mas cujos efeitos se fazem sentir sobre todos nós”. (Giddens, 2007)
“Eu não hesitaria em dizer que a globalização, tal como a estamos experimentando, é sob muitos aspectos não só nova, mas revolucionaria”. (Giddens, 2007)
1.2- Nesse capítulo, Giddens faz uma análise sobre dois grupos de pensadores e suas opiniões a respeito da globalização. Para os céticos, a economia global não é diferente da que existiu em períodos anteriores, já os radicais, afirmam que essa globalização é muito real e que suas conseqüências podem ser sentidas em todas as partes do mundo, atingindo a todos. Para Giddens, essa globalização não apenas nova é também revolucionária.
2- Riscos
1.1- “A certa altura, porém- muito recentemente em termos históricos-, passamos a nos inquietar menos com o que a natureza pode fazer conosco, e mais com o que nós fizemos com a natureza”. (Giddens, 2007)
“Cada vez que uma pessoa decide o que comer, o que tomar no café da manhã, se café descafeinado ou comum, ela toma uma decisão no contexto de informações cientificas e tecnológicas conflitantes e mutáveis”. (Giddens, 2007)
1.2-
3- Tradição
1.1-“As tradições evoluem ao longo do tempo, mas podem também ser alteradas ou transformadas de maneira bastante repentina. Se posso me expressar assim, elas são inventadas e reinventadas”. (Guiddens, 2007)
“As tradições são necessárias, e persistirão sempre, porque dão continuidade e forma a vida”. (Guiddens, 2007)
2- Neste capitulo, o autor faz uma análise a respeito da tradição e