O Mundo na Era da Globaliza o Resumo
1.
Trabalho em grupo Boa V. Mutchimba,Cila M.de Sousa,Domingas Cahanda.L.dos Santos, Henoch Tuavile,Gil André, José Celestina,Teka Fernando Samuel e Orlando Camufale.
2.
Obra escolhida para nota de leitura Guiddens,Anthony, (1999). O Mundo na Era da Globalização,Lisboa:Editorial Presença
3.
Palavras-Chaves
Globalização-Risco-Tradição-Família-Democracia
4.
Nota de leitura de Anthony Guiddens (O Mundo na Era da Globalização) Este texto é uma nota de leitura da obra “ O Mundo na Era da Globalização “de autoria de Anthony Giddens (1999). Sociólogo britânico foi Assessor do 1º Ministro Britânico Tony Blair, para o autor a globalização é revolucionária, politica, tecnológica e cultural, influenciada pelos progressos em termos de comunicação. Estes factores originam produtos que são frutos da combinação entre as novas tecnologias da comunicação (ex.: Personalidades que vivem em locais muito distantes de outras pessoas e no entanto estas conhecem-nos melhor do que os seus próprios vizinhos, pelo menos em termos de imagem),fenómeno interior que afecta profundamente as nossas vidas, reacende identidades culturais que levou ao fim do comunismo. Para o efeito, aborda as questões dividindo em cinco partes a saber (i) Globalização1; (ii) Risco; (iii) Tradição; (iv) Família; (v) democracia. Os cinco capítulos apresentados constituem o núcleo das reflexões, das quais nos proporcionamos, cujo resultado é o presente trabalho.
Segundo o autor a globalização é a modernização de uma nova era no mundo e nesta ideia surgiram outras correntes que definiram a globalização numa outra perpectiva tais como:
Cépticos
Radicais
Não crentes na globalização para eles é um mito
Globalização é um facto
Economia global sem alterações desde há muitos anos