O mundo Helenico
O PERÍODO CONHECIDO COMO HELENÍSTICO FOI UM MARCO ENTRE O DOMÍNIO DA CULTURA GREGA E O ADVENTO DA CIVILIZAÇÃO ROMANA. OS SOPROS INSPIRADORES DA GRÉCIA SE DISSEMINARAM, NESTA ÉPOCA, POR TODA UMA REGIÃO EXTERIOR CONQUISTADA POR ALEXANDRE MAGNO, REI DA MACEDÔNIA. COM SUAS INVESTIDAS BÉLICAS ELE INCORPOROU AO UNIVERSO GREGO O EGITO, A PÉRSIA E PARTE DO TERRITÓRIO ORIENTAL, INCLUINDO A ÍNDIA.
DURANTE O PERÍODO HELENISTICO FORAM FUNDADAS VÁRIAS CIDADES DE CULTURA GREGA, ENTRE ELAS ALEXANDRIA E ANTIOQUIA, CAPITAIS DO EGITO PITOLEMAICO E DO IMPÉRIO SELÊUCIDA QUE FOI UM ESTADO HELENISTA QUE EXISTIU APÓS A MORTE DE ALEXANDRE, O GRANDE DA MACEDÓNIA, CUJOS GENERAIS ENTRARAM EM CONFLITO PELA DIVISÃO DE SEU IMPÉRIO.
características do mundo helênico
- A Grécia fica na Península Balcânica
- Atenas é a sua capital e situa-se na Península Ática
- Grécia é banhada por 3 mares: (Leste – Mar Egeu); (oeste – Mar Jónico) e ( Sul – Mar Mediterrâneo)
- 80% do seu território é montanhoso, o que dificulta a comunicação, isolando as populações.
- O solo é pobre
- O clima é marcado pelo Mar Mediterrâneo, os Verões são secos e quentes; os Outonos e Invernos com chuvas pouco abundantes.
- Pouca água, o que dificulta a agricultura.
Também se Caracterizou pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. Foi naquele período que as ciências particulares tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides e Arquimedes. O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma.