o homem tecnológico
FICHAMENTO
O Homem Tecnológico
BRASILIA
2014
Ferkiss, Victor. Resumo dos capítulos 1,2,3 e 9 da obra. “O Homem Tecnológico”. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
A preocupação central deste livro é “saber se, e em que medida, uma nova civilização tecnológica e um novo tipo humano, o homem tecnológico, acham-se em formação [...]” (P.46).
O autor introduz o texto retratando as novas vitórias realizadas pelo homem, como as novas viagens especiais, mostrando que, apesar de elas parecerem para os mais jovens algo cotidiano por ser a única realidade que eles conhecem, nem sempre foi assim, sendo atribuída a saída da atmosfera terrestre uma vitória da raça humana e uma possibilidade de preservação da espécie. Ao se analisar um dos astronautas da missão espacial que voltava, foi notado que o mesmo era frio e possui um enorme conhecimento tecnológico, tratando as tecnologias quase como uma extensão de seu corpo.
Atualmente, a sociedade passa por diversas transformações de maneira muito rápida. Transformações que são influenciadas pelas tecnologias e que ocorrem de maneira tão rápida, que existe um temor de que o futuro não chegue, pois ele não será reconhecido. A verdade é que o futuro se concretizará, mas todo esse ar de fantasia gerado em torno do “mito do futuro” é mostrado por se tratar de algo importante. As pessoas que depositam sua esperança de melhoria no futuro, acreditam que será a solução para todos os problemas, mas esquecem que o passado não morrerá e nem o presente, apesar de algumas coisas sim, serem substituídas. A revolução existencial também é um tema trabalhado no livro e já é uma realidade.
As transformações tenderam a modificar os conceitos de liberdade e identidade, de modo que hoje sua liberdade pode variar, já que outros homens podem nos obrigar a fazer coisas, seja por alienação ou simples força, e, no caso da identidade, fica claro que somos influenciados por