Estudo de Caso: Pininfarina
Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Industrial
Curso de Especialização em Engenharia Econômica
Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva
Bruna Pereira
Daniel Braga
David Almeida
Fabiano Ishlahr
Lívia Silva
Estratégia de Operações – Caso Pininfarina
1764665146050
Rio de Janeiro, 03 de Junho de 2014.
Contextualização do estudo de caso
O Estudo de caso da Pininfarina decorre de um período negativo, na década de 90, que as montadoras europeias atravessavam devido à entrada dos automóveis asiáticos, nomeadamente japoneses e coreanos, no mercado automobilístico europeu, o que levou à diminuição das encomendas da pininfarina – empresa que apostava em um baixo volume de produção e cujo forte era o design das carroçarias dos automóveis. Neste contexto, a Mitsubishi apresentou à Pininfarina um contrato para produção do Mini Pajero, gerando dúvida no que se refere à aceitação do contrato ou na adoção de uma Estratégia de Inércia.
Análise dos riscos decorrentes da aceitação do contrato com a Mitsubishi – produção do Mini Pajero
Começando com uma análise do segmento automobilístico, se pode questionar se seria viável do ponto de vista financeiro, o investimento no aumento da capacidade produtiva, numa indústria em sobre capacidade, além da compra de máquinas exclusivas para a produção do mini Pajero. Outro ponto a ser analisado, se relaciona com a necessidade de criar uma nova linha que atuasse junto à linha já existente, de forma a se aumentar a capacidade produtiva, o que pode aumentar os níveis de estoque e acarreta riscos na qualidade. Outra questão importante, é o fato de que a produção do Pajero pouco uso faria do core business da Pininfarina que é o Design.
O contrato proposto conduziria a um elevado grau de dependência aos novos fornecedores: necessidade de se estabelecer uma boa relação com estes, pois atrasos ou problemas no suprimento poderiam derrubar a curta margem de