gestao estrategica
Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção
Atelier: Contextos Organizacionais e Organizações
Futuros da indústria automóvel:
Qual a sua importância para a definição do produto, modelos de produção e estratégias de mobilidade? 1
António B. Moniz 2
Resumo
Alguns programas e redes de investigação estão lidando com tópicos associados ao sector automóvel estão observando um dos sectores mais significativos das economias modernas.
Representa o sector-chave que tem levado a cabo algumas das mudanças mais intensivas
(tecnológicas, empresariais, de concepção, organizacionais) ao longo das últimas décadas. E representa também um dos mais importantes elementos culturais das modernas sociedades. É também por isso tão interessante prever algumas mudanças possíveis num horizonte de 10 a 20 anos. Mas este exercício não pode ser centrado apenas nos aspectos técnicos da construção automóvel, ou sobre os aspectos do design, ou ainda sobre os sistemas de mobilidade. No entanto, deve ser sobretudo centrado na dimensão integrativa destes aspectos técnicos (construção, design, mobilidade) e nos aspectos socioculturais, tais como os comportamento dos consumidores, tendências da urbanização, sobre o transporte multimodular, sobre valores e infra-estruturas de comunicação, sobre as atitudes face à mobilidade.
De modo mais apropriado, estes aspectos irão influenciar de modo mais decisivo os futuros do que podemos chamar como "auto-mobilidade". Mais do que os relacionados com os obstáculos ou as virtudes técnicas.
Apesar de tudo, esta dimensão falta no debate económico acerca dos próximos passos que a indústria pode tomar, e acerca das visões sobre as necessidades tecnológicas. Os aspectos organizacionais (células de produção, equipas de trabalho, sistemas flexíveis de produção) são também elementos que podem representar uma melhoria para os outputs (productividade, qualidade, competitividade)