O mundo do trabalho
É fundamental o trabalho na vida humana, evolução da sociedade, em grande parte, graças à capacidade do homem de transformar o meio ambiente e crescer o desenvolvimento.
Considerando-se o caminho histórico temporal do processo de globalização (que começou há cem anos), estamos vivendo atualmente os impactos da quinta fase deste processo denonimada por R.Robertson, de ``fase da incerteza Nesta, as sociedades (sejam centrais,periféricas ou semiperiféricas) enfrentam-se cada vez mais com novas fontes de pressão, problemas de multinacional idade e de politecnicidade, e questões sociais que atingem uma dimensão também global. O chamado capitalismo tardio/multinacional ´´reorganiza as bases do mundo do trabalho para manter a obtenção máxima de saldos, pois como diz I.Wallerstein, "o acúmulo de capital requer uma evolução contínua na organização da produção".
O trabalho sofreu grandes mudanças significativas nas ultimas décadas com a globalização, que transformou o próprio mercado de trabalho. Para entender algumas situações, é preciso destacar alguns fatores:
As mudanças na economia mundial têm pouca concorrência até a década 1980 que proporciona estabilidade de bons lucros nas empresas que então se preocupavam em encantar o cliente, mas a abertura do mercado ás importações teve um ritmo diferenciado em disputa pelo consumidor .
Também mudanças no consumo com as alterações acima atualmente o cliente é o rei, suas exigências e preferências, em foco, fazendo as organizações possam a superar as expectativas dos consumos.
Com a inovação no processo produtivo para agradar o consumidor necessário investir em recursos na comprar de máquinas mais modernas na automação e automatização de diversos processos produtivos, que resultou em cortes significativos de pessoal-chamado desemprego.
Mudanças no perfil do trabalhador, a modernização de indústrias fez com que o trabalho passasse ser mais intelectual, e ao trabalhador foi exigido ter novos