O mundo do trabalho
PROFESSOR ADANS ROCHA
ADMINISTRAÇÃO:
Descentralização e Centralização Organizacional
FELIPE SANTANA ARRUDA
RA: 4204799016
TURMA B
1° SEMESTRE – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PIRACICABA – 2011
Introdução
Este trabalho abordará sobre a diferença entre empresas centralizadas e descentralizadas, o desenvolvimento do assunto se dará com exemplos, vantagens e desvantagens além de tendência atuais de mercado.
Descentralização e Centralização Organizacional
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões. Nos Estados Unidos e Canadá, a tendência nos últimos 30 anos tem sido uma maior descentralização das organizações. No entanto, esta tendência não significa que todas as organizações deveriam descentralizar todas suas decisões. Cada organização deve ter a localização da tomada de decisão na hierarquia de acordo com a necessidade da empresa.
Formalização
A formalização é a codificação das normas, regras, políticas e procedimentos da empresa. Ela reflete o grau de centralização da empresa. Quanto mais específicas e precisas são as normas, mais centralizado tende a ser a organização.
Estratégia empresarial
Como a estratégia reflete o comportamento da empresa face ao seu ambiente, ela pode mudar o grau de centralização-descentralização conforme as oportunidades, ameaças, restrições, coações e contingências. Quanto maiores as ameaças e problemas para a empresa, mais centralizadas tendem a ser as decisões dentro da empresa. Ameaças e problemas complexos exigem respostas precisas e rápidas, que podem ser mais facilmente