Trababalho
DOENÇAS FÚNGICAS
São Luís 2011
DOENÇAS FÚNGICAS
Trabalho apresentado a disciplina de Relações Ambiente Microorganismo, para obtenção da 1ª nota de trabalho semestral. Orientador: Professor Msc. José Cândido Neto.
São Luís 2011
INTRODUÇÃO
Os fungos são organismos eucariontes, ou seja, possuem núcleo individualizado envolvido por membrana, que como as algas, têm parede celular rígida e podem ser uni ou multicelulares. Alguns podem ser microscópicos em tamanho, enquanto outros são maiores como os cogumelos e fungos que crescem em madeira úmida ou solo. Apesar de serem confundidos com as plantas possuem características diferenciadas, pois não sintetizam clorofila nem qualquer pigmento fotossintético, não tem celulose na parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substancia de reserva. Encontrados no ar, em plantas, solo, água, alimentos, animais e objetos inanimados; podem colonizar a pele, genitais, e trato gastrointestinal e respiratório. Muitas espécies de fungos são responsáveis pela causa de diversas doenças, sendo algumas delas a Candidíase, Tínea Pedis, Pitiríase Versicolor.
CANDIDÍASE
É uma infecção causada por fungos do gênero Candida, também denominada de candidose, geralmente presente no trato gastrointestinal e na região perianal. Esta cresce no meio do ácido da vagina, podendo colonizá-la. O controle do seu crescimento depende da presença de outros microorganismos na flora vaginal normal. * AGENTE ETIOLÓGICO: Candida albicans
* TRANSMISSÃO: Como um membro da flora normal, ela já está presente na pele e nas membranas mucosas, dessa forma a cândida não é transmitida.
* SINTOMAS: Na vagina causa uma secreção que é expessa e branca, coceira, vermelhidão na parte exterior da região e irritação a micção. Em homens o fungo pode causar inchaço e vermelhidão no pênis e no prepúcio.