Trababalho
Análise diacrônia
Chegar em casa depois de um dia estafante de trabalho e poder relaxar em uma poltrona macia e acolhedora é uma realidade de muitas pessoas hoje em dia. Mas você sabia que há mais ou menos 5.000 anos a realidade desse móvel era completamente diferente?
Voltemos ao Egito antigo, bem antes de Cristo onde as poltronas eram tidas como um símbolo de nobreza e poder. Naquele tempo, somente os faraós podiam aproveitar de toda a imponência dessas peças, que eram revestidas de ouro e pedras preciosas. Se pararmos para observar, as poltronas são muito semelhantes aos tronos.
Só que hoje as coisas mudaram. Com a industrialização, a poltrona se tornou parte da vida de muitas pessoas. Homens e mulheres. Ela está presente em diversos ambientes, e ainda pode funcionar como uma trona, proporcionando aquele conforto de rei pra você no meio da sua sala de estar ou qualquer outro espaço. De lá pra cá o mundo mudou muito e as poltronas acompanharam a evolução da humanidade, mas um quesito importante vem sendo aprimorado ao longo dos tempos quando o assunto é poltrona: o conforto.
Só que hoje as coisas mudaram. Com a industrialização, a poltrona se tornou parte da vida de muitas pessoas. Homens e mulheres. Ela está presente em diversos ambientes, e ainda pode funcionar como uma trona, proporcionando aquele conforto de rei pra você.
ART DÉCO: DECORAÇÃO COM FORMAS GEOMÉTRICAS
Gosto de peças pouco enfeitadas, mas não minimalistas”, diz o decorador gaúcho Ari Lyra ao explicar o porquê de sua admiração pelo art déco. Em seu apartamento no bairro paulistano de Higienópolis, o estilo do entre-guerras aparece pontuado em móveis e objetos. Revelado em 1925, durante a Exposição Internacional de Artes Decorativas das Indústrias Modernas, em Paris, o art déco combinava a inventividade tecnológica com o preciosismo manual dos artesãos, aplicado em porcelanas, pratarias, esculturas, mobiliário, tapeçaria e também na arquitetura. “É um