O Mundo De Sofia
Contando com um curso completo sobre a superfície da filosofia, Sofia aprende sobre os pensamentos da Antiguidade Clássica, da Idade Média, da época Moderna e da atualidade. Passa por Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes, Kant, Marx e até Darwin!
E parece que esses dois núcleos se encaixam perfeitamente: a filosofia, que Sofia aprende com o passar dos dias, e o mistério acerca dos cartões postais. Mas como o Líbano pode estar associado à filosofia e à Sofia, sobretudo?
O mundo de Sofia me provocou sentimentos antagônicos: uma de suas partes, a filosofia, realmente cumpriu a sua proposta. A didática do autor é realmente muito boa, principalmente ao colocar uma matéria tão difícil (e até incompreensível) na perspectiva de aprendizado de uma garota e na forma de uma conversa "casual". Entre aspas porque aquilo tudo era premeditado por Alberto, porém foge dos habituais livros didáticos que amedrontam qualquer aluno.
Porém, a história secundária, a do mundo de Sofia, apesar de me prender pelo mistério até as últimas páginas (que é praticamente quando há uma revelação), não me cativou e muito menos me satisfez. Digo