O mundo contemporâneo
Globalização é um termo muito utilizado para caracterizar a atual situação mundial. Cunhado recentemente, esse termo ganhou força depois de ter sido usado para designar o movimento de abertura de fronteiras econômicas que ocorria no final da década, de 1980 com o fim da ordem bipolar.
Essa integração é visível em diversos aspectos da vida humana, que abrangem política, economia, cultural, sociedade etc. Em alguns países, o termo usado é mundialização.
A difusão de uma cultura planetária ocorre por intermédio da indústria cultural a fim de envolver novos mercados consumidores. Essa difusão é deita principalmente pelos meios de comunicação, seja em comerciais, seja na própria programação.
Um histórico da globalização
A globalização, tal como a entendemos hoje, ou seja, como integração planetária, remota às Grandes Navegações dos séculos XV e XVI. Essas navegações possibilitaram a interligação dos continentes e integraram mercados antes desconhecidos entre si.
A Revolução Industrial constituiu uma nova fase da globalização. Co o desenvolvimento na área dos transportes e de comunicação nesse período, as mercadorias produzidas em escala industrial poderam ser levada e trazidas de um lugar para outro com mais rapidez.
A globalização ganhou novo impulso após a Segunda Guerra Mundial, quando houve a expansão de grandes empresas presas pelo mundo.
O atual nível de integração é bastante amplo. Hoje, por exemplo, são consumidos, tanto no Brasil como em países europeus, produtos norte-americanos, como celulares e calçados, fabricados em indústrias chinesas, o que mostra claramente como ocorre a integração mundial.
Os blocos econômicos
A união de países em um mesmo bloco ocorre quando há interesses econômicos comuns entre eles. Inclusive o de alcançar competitividade no mercado internacional. A seguir, alguns exemplos de configuração desses blocos.
Área de livre-comércio: os países-membros da organização diminuem ou