O mundo contemporâneo
As tecnologias são aplicações de conhecimentos científicos à produção de objetos úteis. Como as ferrovias, televisão e os satélites.
Na natureza alguns animais também utilizam instrumentos para facilitarem suas rotinas, mas só o ser humano utiliza instrumentos para fazer instrumentos.
Breve histórico das técnicas:
As técnicas são quase tão antigas quanto a humanidade. A agricultura surgiu há cerca de dez mil anos, com o plantio de trigo e da cevada. Muito antes do início da era cristã, comunidades humanas já represavam rios e erguiam cidades. Os romanos também desenvolveram técnicas notáveis de construção de estradas. Com a Revolução Industrial (fim do século XVIII) a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre. A era industrial é responsável pela emergência do meio técnico, formado por concentrações industriais, campos agrícolas, cidades e infraestrutura de circulação.
A revolução industrial representou a substituição da energia humana e animal pela energia mecânica nos processos de produção de artefatos. A combustão do carvão mineral expandiram a capacidade produtiva humana e inauguravam a era industrial. As ferrovias e os navios a vapor promoveram uma revolução nos meios de transportes, desencadeando um crescimento inédito do comércio internacional. Os meios de transporte e de comunicação contemporâneos conectam as diversas partes do mundo, criando condições para o uso produtiva de recursos e terras distantes dos mercados de consumo. Praticamente todas as paisagens incorporam as marcas das técnicas e do trabalho humano.