o mulato
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
O MULATO
DE ALUÍSIO AZEVEDO
BOA VISTA – RR
2014
JACSON BATISTA DE CARVALHO
O MULATO
DE ALUÍSIO AZEVEDO
Trabalho apresentado à disciplina de Língua Portuguesa ministrada pelo professor Esp. Marcos Lima como obtenção da nota parcial do 3º bimestre.
BOA VISTA – RR
2014
CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS
NOMES
PSICOLOGICAS
FÍSICAS
RAIMUNDO
EDUCADO, PRETENCIOSO.
CABELOS PRETOS, OLHOS AZUIS.
ANA ROSA
SONHADORA
OLHOS NEGROS, CABELOS CASTANHOS
MANUEL PESCADA
AMBICIOSO
VELHO
PADRE DIOGO
DEVASSO, HIPÓCRITA
CENÁRIO
A obra tem seu desenvolvimento em São Luiz do Maranhão.
NARRADOR
O narrador em toda a história é ausente, não chega a participar dos fatos ocorridos.
RESUMO DA OBRA
A obra conta a história de Raimundo, filho da escrava Domingas com o comerciante José Pedro. Depois que nasceu seu pai casou com Quitéria, uma mulher branca. Desconfiada da atenção de seu marido à criança e à escrava, ordena que a açoitem e queimem suas partes genitais. José Pedro, indignado com a crueldade da esposa, leva o filho para casa de seu irmão, Manoel Pescada. Após um tempo retorna a sua casa e se depara com vozes em seu quarto, pega em flagrante sua esposa cometendo adultério com Padre Diogo. Desonrado, mata Quitéria tendo como testemunha o Padre. Graças ao homicídio e o adultério forma-se uma cumplicidade entre ambos.
Logo após tal desgraça José Pedro abandona a fazendo e abriga-se na casa do irmão. Ao se reestabelecer resolve voltar para sua casa, quando de repente é assassinado sob ordens do Padre Diogo.
Raimundo vai para Lisboa ainda criança onde leva uma vida boa e dedicada somente aos estudos. Se forma em advocacia e resolve voltar para São Luís para conhecer suas origens e vender a herança que seu pai tinha lhe deixado.
Seu tio também interessado em parte do