O Morfema (fichamento simples)
A menor unidade significativa [...] é o morfema, que tem a propriedade de articular-se com outras unidades de seu próprio nível.
[...] a maior unidade de que o falante da língua tem consciência [...] é a palavra.
Para conhecer e avaliar o significado, a expressão e o arranjo dos morfemas, torna-se necessário isolá-los; estaremos, assim, conhecendo a estrutura do vocábulo.
Morfema e morfe:
[...] morfema: “unidade mínima significativa”, que tem a propriedade de articular-se com outras unidades de seu nível. [...] unidade formal abstrata, provida de um (ou mais de um) valor semântico – referencial ou gramatical.
[...] abstração que envolve significados e possibilidades combinatórias.
A dualidade abstrato-concreto mostrou [...] outro aspecto do morfema, o morfe. Como se vê, a terminologia corre paralelamente à que é usada em fonologia: fonema, fone, alofone, etc;
Morfema zero:
O singular dos nomes, em português, não se concretiza em um ponto do vocábulo, mas está presente como categoria de número.
Livro-s, livro – Ø. O ponto que, no plural, é ocupado pelo morfema – s, no singular é um conjunto vazio, que representamos pelo símbolo Ø e denominamos morfema zero.
Assim, a categoria gramatical de um número só existe porque um par opositivo a instaura: singular e plural.
Morfema supra-segmental:
[...] a variação de dois fatores entonacionais: a intensidade e a altura [...] constitui-se em um morfema supra-segmental, isto é, ela tem um significado gramatical sem ser um segmento entre outros na cadeia sintagmática, pois não possui uma configuração fonemática própria.
Na sequência “fiéis ingênuos, nenhum recurso mórfico ou sintático permite distinguir qual é substantivo e qual o adjetivo. Apenas um ligeiro reforço de tonicidade no adjetivo permite estabelecer essa diferença.
Um outro componente da modulação é a pausa, em sua distribuição e arranjo na linha melódica da frase. Exemplo:
- (ele) está de pé | no chão ( = em posição ereta, sobre