fichamento morfologia
LINGUA PORTUGUESA III - Morfologia
Palmeira dos Índios – AL
2014
FICHAMENTO DO LIVRO “MORFOLOGIA Do PORTUGUÊS”
Trabalho solicitado pelo Prof. Me. Pedro Antonio Gomes de Melo como requerimento avaliativo da disciplina de Língua Portuguesa III - Morfologia.
Palmeira dos Índios – AL
2014
KEHDI, Valter. Morfologia do Português. 7. ed. São Paulo: Ática, 2007.
Sincronia e Diacronia
[...] uma língua é o resultado de evoluções ocorridas ao longo dos séculos, podemos enfocá-la de dois pontos de vista diferentes: ou fixamo-nos no estado atual, com preocupações marcadamente descritivas (enfoque sincrônico), ou procuramos compreender-lhe o processo evolutivo, acompanhando-a desde as mais antigas fases até hoje, o que se torna tanto mais realizável quanto mais dispusermos de documentos escritos da língua em questão (enfoque diacrônico). (p. 7)
O problema da palavra
De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), a morfologia deve ocupar-se das palavras quanto à sua estrutura e formação, bem como quanto às sua estrutura e formação, bem como quanto às suas flexões e classificação. (p. 10)
Consideram-se homônimas as formas lingüísticas de mesma estrutura fonológica, porém inteiramente distintas quanto ao ponto de vista significativo. (p. 10)
[...] entende-se por lexia a unidade lexical memorizada. Dentre os diferentes tipos de lexia, destaquemos aqui, as lexias simples e as compostas. (p. 12)
A segmentação morfemática
[...] a conjugação verbal portuguesa é caracterizada por uma riqueza de flexões, é possível comparar a forma proposta com as demais que a ela se associam. (p. 13)
[...] unidades mínimas significativas recebem o nome específico de morfemas. (p. 15)
[...] unidades distintivas, desprovidas de sentido, recebem a designação de fonemas. (p. 16)