O Monge E O Executivo
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DE PESSOAS
ENEIDA MASTROPASQUA
DIÓGENES ROMEU GARCIA DA SILVA – RA 9911166852
O MONGE E O EXECUTIVO
QUESTIONÁRIO
SÃO PAULO – SP
MARÇO DE 2015
1) Explique, com suas próprias palavras, os conceitos de Liderança apresentado no livro.
Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à conquista de determinados objetivos específicos.
As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.
Nos momentos de reflexão do texto nos deparamos em discursões que nos faz refletir a diferença entre poder e autoridade, sobre o amor, sentimento ou comportamento?, as influencias do meio e nossas escolhas nos negócios e na vida. Assim entendemos que o líder de hoje é muito diferente do de antigamente, pois ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico, deve acompanhar todas as mudanças.
2) Sobre o autor, o que pode ser escrito ?
No primeiro capítulo intitulado de As Definições o autor aborda as definições de liderança que é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Também foi mostrada a diferença entre poder e autoridade, enquanto poder é“a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou froça mesmo que a pessoa preferisse não fazer”, autoridade é “a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”. Foi mostrado também como cada uma das atitudes mostradas atrás são usadas, ora o