O Monge E O Executivo
NEILSON CARLOS (IN MEMORIA)
PATRICIA CONCEIÇÃO
ROSANE CRISTINA
O MONGE E O EXECUTIVO
Rio de Janeiro
Junho / 2013
BIBLIOGRAFIA
HUNTER, James C. O Monge e o executivo. Rio de Janeiro. Sextante 2004.
BIOGRAFIA
JAMES C. HUNTER é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários.
O ato de "servir" pode lembrar submissão e fraqueza. Mas a idéia de agir de forma cooperativa nas organizações, a despeito de toda a competitividade que cerca esses ambientes, vem sendo bem-recebida por milhares de pessoas. Pelo menos é o que se conclui a partir da vendagem recorde de "O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança", de James C. Hunter, que trata sobre liderança servidora. O livro, traduzido para dez línguas, já vendeu mais de 420 mil cópias somente no Brasil, país em que a tiragem média da primeira edição de um livro é de, em média, 05 (cinco) mil exemplares. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha.
RESUMO
O livro "O Monge e o Executivo" do autor James C. Hunter conta a história de Leonard Hoffman e John Daily. De um lado um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar o monge Simeão, nome adotado ao tornar-se frade em um mosteiro, personagem criado por Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. De outro, um superocupado executivo de uma grande indústria de vidro plano, ou seja, um homem de negócios bem sucedido.
Depois de constatar o caos de sua vida, por influência da esposa, John aceita ir a um retiro em um mosteiro cristão para refletir sobre seus erros e colocar sua vida em ordem.O retiro, o vivenciado na obra, conta com seis participantes cada um com