Educa Ao Para A Morte Trab
Propaganda de Guerra: “Educação para a morte - A história de uma criança nazista ”
Bianca Carrari
Yasmin Proença
Kevin Duka
Campinas, quatro de Outubro de 2013.
Propaganda de Guerra: “Educação para a morte - A história de uma criança nazista ”
A utilização de propaganda política sempre foi algo largamente utilizado não somente em períodos de guerra, mas com o desenho “Education For Death”, entres outros, temos utilização desse mecanismo na educação de crianças e de toda uma sociedade “melhor”.
Nesse caso temos a Disney como fabricante dessas ideias, ou seja, Walter Elias Disney (5/12/1901-15/12/1966) já que era quem comandava o estúdio. Walter ficou conhecido mundialmente por seus desenhos ainda hoje é a pessoa com o maior número de prêmios Oscar em todos os tempos, entre outros prêmios adquiridos ao longo de sua carreira. Quando ainda menor de idade tentou se alistar no exército durante a Primeira Guerra Mundial, mas foi recusado devido sua idade, decidiu então juntar-se à Cruz Vermelha onde foi enviado para a França passou a dirigiu ambulâncias.
Após a guerra frequentou a escola de artes (Kansas City Arts School), e começou a trabalhar na indústria cinematográfica ate que criou sua própria produtora, atingindo sucesso com “Branca de Neve e os Sete Anões”. Com isso a Disney foi convidada a produzir desenhos para as Forças Armadas norte-americanas, começa uma relação com o governo e a produtora, parceria da onde sugiram vários desenhos políticos para a propaganda militar e a ideologia do governo em outros desenhos conhecidos. Ainda depois da Segunda Guerra Mundial se declarou anticomunista e se utilizou das mesmas técnicas em seus desenhos.
O desenho que focaremos nossa análise é “Education For Death”, tendo um tom geral negro, sombrio com o propósito de choque, e não entretenimento. A maioria dos projetos humanos retratados são bastante realistas, com a mãe de Hans sendo o ápice no naturalismo