O monge e o executivo
Chegando ao lugar, ainda com pré-conceito sobre o que ia ocorrer no retiro, procura se encontrar com Leonard, e se surpreende ao saber que ele adotou o nome de Simão, nome com o qual John tinha vivido estranhas coincidências no decorrer de sua vida. E ao encontrá-lo pela primeira vez, maior é a sua surpresa ao deparar-se com um homem simples e humilde, apesar de todo o sucesso que ele fez no meio empresarial, e uma serenidade perturbadora no olhar.
O palestrante do retiro era o irmão Simeão, e os colegas de John nos sete dias de retiro eram Lee – pregador de uma igreja, Greg – jovem sargento do exército, Teresa – diretora de uma escola pública, Chris – treinadora de um time de basquete numa Universidade Estadual e Kim – enfermeira chefe em um centro neonatal.
Na primeira aula Simeão confronta todos os participantes ao questioná-los da importante missão que adquiriram ao optar por serem líderes e o quanto este papel é importante na vida dos liderados. Definiram em conjunto que liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer por causa de sua influência pessoal. No mundo dos negócios lidamos com voluntários também, já que qualquer um tem a liberdade de ficar ou sair de um emprego