o monge e o executivo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resenha sobre o livro o Monge e o executivo
Jeferson Mercês de souza
Trabalho apresentado ao professor Maura Xerfan, como requisito parcial para compor a nota da AV1.
Três Rios- RJ novembro de 2013
Resenha
Essa é uma história de um ocupado gerente-geral de uma grande indústria que deixou a fabrica para passar uma semana inteira num mosteiro ao norte de Michigan. Após ter tido problemas com a família e também com o trabalho, ele procurou ajuda para entender melhor o que estava acontecendo com sua vida. John ao sair de sua casa para passar 7 dias internado nessa casa de recuperação e conscientização de seus atos e relacionamentos da vida, ele encontra com um homem de nome Simeão, homem esse que John tivera sonhado a tempos e nesse sonho ele teria que encontrar Simeão.
Seu encontro com Simeão foi um encontro chocante porque mostrava a ele que arrogância e prepotência não poderiam mais fazer parte da sua vida. Simeão aos poucos em poucas palavras durante essa semana que passaram juntos, mostrou e lecionou liderança não só a ele como a todos os outros profissionais que ali estavam atrás de ajuda para sua melhora pessoal e profissional. Mostrar a todos que ser líder não era passar por cima dos outros ou tão pouco destratar as pessoas e sim que teriam que tratar todas as pessoas como eles gostariam de serem tratados. Simeão defendia com muita autoridade a diferença entre o poder e a autoridade, dizia ter uma grande importante diferença entre as duas funções que por ele eram confundidas nas suas exercitadas funções.
Resumindo, Simeão mostra a todos ele o quanto ser líder era importante, não só em sua vida profissional, mas sim também em suas vidas pessoal em suas casa e que o respeito tinha que ser mutuo para com todas as pessoas e que tratar os outros com o mesmo