Sistema Operacional UNIX
2011
Sistema Operacional UNIX
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina de Sistemas Operacionais do grau de Bacharel em Sistemas
2011
Dedicamos aos nossos pais pelo estímulo e compreensão. A todos os professores que acreditaram no nosso trabalho. Enfim, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para conclusão de mais esta etapa.
AGRADECIMENTOS
Ao professor, pelo apoio, conversas e discussões no processo do projeto, que compartilhou parte da sua sabedoria, conduzindo a disciplina de maneira firme, porém amiga, deixando uma contribuição extremamente importante e positiva nesta fase das nossas vidas acadêmicas.
“... É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que podemos vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta...” Henry Ward Beecher (1813 -1887)
RESUMO
O UNIX foi criado na década de 60, por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas Mcllroy e Peter Weiner, juntamente com a AT&T, GE e com o Instituto de Tecnologia de Massachussets. Inicialmente queriam desenvolver um sistema chamado Multics, que deveria suportar vários usuários, mas não tinham recursos suficientes na época. O objetivo era criar um sistema fácil de manusear, em alternativa aos cartões perfurados para a programação do computador que eram utilizados até então e que traziam grandes dificuldades.
Inicialmente o nome do sistema foi Unics e mais tarde foi alterado para UNIX. O UNIX no seu processo de desenvolvimento utilizou a linguagem Assembly e posteriormente a linguagem C. Essa mudança para linguagem C em 1973 marca um ponto importante na história do sistema.
Com sua simplicidade e facilidade de acesso, o UNIX cresceu no mercado. A sua arquitetura é composta por quatro partes básicas: o Kernel é o núcleo do sistema operacional, o Sistema de Arquivos é o método utilizado pelo UNIX