O monge e o executivo
Uma história sobre a essência da liderança
Capitulo Um
O primeiro capitulo preocupa-se em falar com as definições de poder, autoridade e limites. Ouvir, estar atento ao que se passa é um dos aspectos principais do líder, além dos aspectos morais e éticos.
Ao fazer a liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas.
O líder influencia os outros, faz com que a energia se mova e que com a sinergia o encontro entre pessoas aconteça de fato. A qualidade de caráter de cada pessoa que faz a importância dos relacionamentos, pois ao trabalhar com pessoas o que deve ser objetivado é a tarefa a ser realizada sem desprezar os relacionamentos.
Então, liderança é executar as tarefas enquanto se constrói em relacionamentos, que sejam frutos de relações saudáveis, onde as necessidades legítimas sejam trabalhadas como princípio de qualidade de caráter e os comportamentos habituais sejam escolhidos num esforço de relacionamento que, para ser bem sucedido, é obtido a partir da confiança.
Fala que pensamentos e emoções, ações e responsabilidades caminham juntas quando se busca uma maior qualidade nas relações.
Capitulo Dois Inicia falando, que temos que prestar atenção nas coisas que as pessoas falam ser um bom ouvinte, quando se metemos no meio de uma conversa de uma pessoa isso gera coisas negativas, se não escutamos o que os outros falam, não estamos prestando atenção realmente e nem dando o valor daquela opinião. Como Simeão diz nessa fala:
- Quando você interrompe as pessoas no meio de uma frase John, você envia algumas mensagens negativas. Numero um, se você me interrompeu, é porque não estava prestando muita atenção ao que eu dizia, já que sua cabeça estava ocupada com a resposta. Numero dois, se você se recusa a me ouvir, não esta valorizando a minha opinião. Finalmente,