O monge e o executivo
-------------------------------------------------
CAPÍTULO 1
Neste primeiro capítulo, o autor aborda as definições de liderança, dentre elas a mais importante, que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
O livro se inicia apresentando a história do principal personagem, John Daily, um empresário bem-sucedido, casado com Rachel e pai de um casal de filhos. John passa por enormes dificuldades, tanto em sua vida pessoal como em suas atividades profissionais. Até que, seguindo sugestão de sua esposa, decide passar alguns dias em um mosteiro cristão com o objetivo de refletir e colocar ordem em sua vida.
Neste capítulo, também foi mostrada a diferença entre poder e autoridade, enquanto poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não fazer, autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
A falta de liderança na vida de John foi aos poucos sendo revelada no momento que começam a surgir os problemas em no seu trabalho, em casa, com seus filhos e esposa, e até com ele mesmo. John não conseguia arranjar soluções para todos os problemas e estava sofrendo muito. O personagem de John reflete exatamente a vida de muitas pessoas, que não consegue conciliar e organizar sua vida e acabam se perdendo no meio dos problemas.
Além dele, os personagens de diferentes atividades também são muito importantes para o livro, como a enfermeira, a treinadora, o sargento e o pregador, que agregam muito conhecimento devido às suas variadas profissões. Foi mostrado também o reflexo de todas as suas tomadas de decisão e atitudes. Ora o poder, quando a situação exige-o, ou para colocar limites, ora a