O modelo Fayolista
Fayol destaca que a empresa deve iniciar sempre com uma estratégia, e para isso o administrador deve definir objetivos para praticar o plano de administração. E o líder é a pessoa que deve atuar de forma firme, controlando tudo, para que assim a organização fique em ordem. E seu papel é conduzir a empresa para atingir uma determinada meta, tentando aproveitar da melhor maneira possível todos os recursos de que a empresa dispõe.
Ele criou então, alguns princípios que são de imensa importância para um gestor. Alguns desses princípios são: a divisão do trabalho, a autoridade, a responsabilidade, a disciplina, a unidade de mando, a convergência de esforços, a estabilidade de pessoal e a remuneração adequada às capacidades.
Fayol foi o primeiro a reconhecer que a administração tinha que ser vista como uma função dividida de outras funções da empresa. Isto pode ser confirmado através da identificação dos gerentes como primordial na empresa. Ao reconhecer isso, Fayol fez com que houvesse administradores com nível muito alto na hierarquia de uma organização.
Ele foi quem fez com que a Administração fosse reconhecida como um conteúdo que pudesse ser estudado através da matéria Teoria Geral da Administração.
Através da leitura dos textos, pude concluir que ao que me parece Fayol não trabalhou muito com procedimentos experimentais, como por exemplo, fazer um estudo de caso em uma empresa para ver se seus princípios realmente funcionavam, já que ele visava sempre uma máxima eficiência da organização.
Referências Bibliográficas
* FAYOL,