O Modelo De Desenvolvimento Urbano De S O Paulo Precisa Ser Revertido
Acarta de Athenas sempre foi o motor que impulsionava o desenvolvimento urbano, sonho de cidade ideal. Porem no final do século XX, essa ideia foi frustrada pois a cidade estava se centro comercial.
Criaram uma falsa ideia de segurança, onde se achava que carros blindados e condomínios fechados fossem tornar os proprietários imunes a onda de violência que se sofre em uma cidade pouco acolhedora, que foi desfeita com o atentado de 11 de Setembro que provou que a lógica da segregação não garante segurança.
Hoje sentimos o preço do progresso a qualquer custo, pois alteramos o clima e sofremos a consequência, sabemos que a cidade desenvolve-se em torno do comercio porem os impostos nos produtos faz o consumo ser insustentável.
O urbanismo sempre esteve com dificuldades, entre sua pratica profissional, disciplinar, cientifica ou utopia. O mais importante é a utopia, pois para mudar o quadro e São Paulo, precisamos retirar o pensamento pessimista da cabeça do Paulistano, pois 65% da população afirma que mudaria, a população precisa acreditar que ainda é possível alterar esse quadro caótico que nos encontramos, isso é trabalho do poder público sim mais com a ajuda da sociedade.
É fato que São Paulo não pode continuar a crescer com esse modelo Urbano pois, precisamos trilhar outros caminhos, a cidade continua a crescer, porem as áreas mais urbanizadas diminuiu a quantidade de habitante, porem as áreas de reserva crescem, ou seja a cidade está se afundando e continua a mexer nas poucas áreas naturais, isso irá agravar as enchentes por causada impermeabilização do solo, e irá incentivar o uso de automove individual, pois o transporte público é incompatível com esse tipo de urbanismo.
A grande pregunta é .... São Paulo ainda tem jeito?
Grande parte da população não se muda da metrópole pois tem um grande vinculo comercial, temos uma grande variedade de trabalho, com isso a