Comissionamento
Escrito por: Rubens Perini Buzzeti, em parceria com Ítalo Coutinho
Este é um assunto muito importante e que existe pouco material no mercado. O tema Comissionamento é pouco difundido e discutido, inclusive nas listas de discussão e quase sempre é fruto de muita dor de cabeça no término dos projetos.
Um bom material que encontrei foi o livro “Melhores Práticas de Comissionamento”, do Marco Aurélio Martins Vaz, editora Schoba, por experiência, posso garantir que as melhores práticas, adotadas pelas duas maiores mineradores atuantes em nosso país, estão baseadas nos conceitos abordados nesse livro.
Foto 1 – Comissionamento é uma etapa importante que exige profissionais experientes
O Projeto Industrial é complexo não pelos números expressivos, mas pela quantidade de envolvidos como fornecedores, cliente, comunidade, normas e procedimentos. A divisão em fases ou etapas é fundamental para que cada uma seja feita conscientemente para o avanço para a seguinte.
Figura 1- Fases do Projeto Industrial Típico: Engenharia + Suprimentos + Construção + Comissionamento
Os projetos industriais são compostos pelas seguintes etapas ou fases:
- Gerenciamento do Empreendimento: esta fase irá compreender desde o Estudo de Viabilidade até a entrega (ou Hand Over) para a equipe de Produção/ Manutenção que irá assumir a unidade industrial após o Projeto. Trata-se de planejar, executar os pacotes de fornecimentos, controlar o prazo e o orçamento do projeto e garantir a Qualidade.
- Viabilidade Técnica-Econômica: depois dos planejamentos iniciais é preciso avaliar a viabilidade técnica (se existe tecnologia para desenvolver o projeto industrial) e a viabilidade econômica (se a tecnologia escolhida poderá desenvolver um projeto que dê retorno financeiro aos seus investidores). A Metodologia Front End Loading (FEL) tem aqui o primeiro portão de aprovação (FEL1).
- Engenharia: com os parâmetros da fase anterior definidos (tecnologia e