comissionamento
COMISSIONAMENTO
1.1 Introdução
Comissionamento consiste no processo de preparação, testes e operação inicial de componentes ou sistemas que juntos compõem uma edificação ou empreendimento industrial ou produto. Pode-se afirmar que a função principal do comissionamento é assegurar ao cliente que o ativo adquirido está instalado, testado e funcionando dentro dos requisitos técnicos e operacionais contratados.
Os procedimentos e o conjunto de ferramentas adotados são para assegurar uma transição sem impacto em termos de operação, desempenho, confiabilidade e rastreabilidade de dados.
1.2 Comissionamento
A literatura sobre o assunto de comissionamento é reduzida e bastante distribuída devido à amplitude do termo. Portanto, muitas vezes é complexo o entendimento de comissionamento no escopo de projetos devido sua falta de objetividade na definição, tendo esse que ser dividido para delimitar o escopo nos contratos. Assim, o esclarecimento e delimitação não geram impasses de natureza contratual no futuro, tanto para o cliente quanto para a contratada.
De acordo com ScottMadden (2009), o Comissionamento é entendido como uma fase do ciclo de vida do projeto, onde ocorre: a certificação, os testes de operabilidade dos equipamentos, a partida, a certificação da estabilidade da eficiência operacional, e a manutenção das entregas dos documentos de projeto.
Com uma visão mais objetiva aos processos do projeto, o comissionamento pode ser compreendido com uma fase anterior ao encerramento do projeto, conforme Erro! Fonte de referência não encontrada..
Historicamente, o comissionamento é conhecido como última etapa do projeto porque ao final daquele momento, o empreendimento estará funcionando.
Entretanto, para a gestão de projetos ainda não está finalizado, pois a etapa encerramento cobre pendência de revisão de documentos e desenhos, entrega de
manuais, auditória interna e externa, discussões e análises de eventos e falhas ocorridas ao